MENU PRINCIPAL

O que ver na ilha de Corfu

O que ver na ilha de Corfu é um post contendo dicas do que não pode deixar de conhecer na ilha mais verde da Grécia! Esta é a terceira vez que visito a ilha e mais uma vez ela conseguiu me surpreender!

Virna Lize e Michelle Lot

Fui recebida por uma brasileira que mora em Corfu desde de 2009, Michelle Lot, que me mostrou cada cantinho da ilha,lugares que parecia que eu estava sonhando, de tão belo!

Michelle mora desde 2009 em Corfu e tem um restaurante em Peroulades,  pequeno e antigo vilarejo, localizado á noroeste da ilha de Corfu.  Está há cerca de 38km de Corfu. Nesse vilarejo estão 2 dos cartões postais de Corfu: A famosa praia de Logas ou Sunset Beach e o Cape Drastis.

O que ver na ilha de Corfu – Restaurante Panorama

No final do texto tem a dica do local onde tem o por do sol mais belo da ilha, e advinha onde fica? Sim! Exatamente no restaurante da família da Michelle, veja lá e guarde esta dica, porque realmente vale a pena!

Tive também o prazer de conhecer um amigo, que até então só conhecia via facebook, Juan Trífona, nascido na ilha de Corfu, e além de ser super simpático, fala muito bem o português!  Juan me mostrou as ruelas do centro de Corfu, e deu uma aula de história fantástica da ilha! Foi realmente um passeio maravilhoso! Visite a página dele, dedicada somente a ilha de Corfu, neste LINK.

Fiquei exatamente 4 noites na ilha e mesmo assim teve lugares que não deu tempo para visitar! Para chegar até a ilha, de avião é a forma mais rápida.

O QUE VER NA ILHA DE CORFU – Vamos lá?

O que ver na ilha de Corfu

CENTRO HISTÓRICO DA ILHA DE CORFU – É delimitado por duas fortalezas: A Nova Fortaleza e a antiga Fortaleza, as duas eram ligadas por muralhas que cercavam a cidade.A mais antiga das duas é a Velha Fortaleza, construída em uma península rochosa entre dois morros, na ponta oriental de Corfu, é o monumento mais imponente de toda a ilha, A fortaleza sofreu várias alterações durante séculos, mas sua forma atual foi finalizado pelos venezianos.

O que ver na ilha de Corfu

A história da ilha Corfu está repleta de batalhas e conquistas. Herança destas lutas são os pontos fortes que estão estrategicamente por toda a ilha. Dois deles em torno da capital, que é a única cidade fortificada na Grécia . Portanto, Corfu foi oficialmente Kastrópoli (Καστρόπολη, “cidade dos castelos”).  Palácios, fortalezas, austeros edifícios públicos em estilo Veneziano dominam exclusivamente em vielas minúsculas e pequenas praças isoladas.

Passeando por um complexo de estreitas ruas de paralelepípedos, com escadas e passagens estreitas dá a sensação de que estamos em Gênova ou Nápoles. A capital da ilha é a cidade de Corfu, que caracteriza elementos intensos e veneziano devido as influências de Inglaterra e França. Uma das coisas que mais me chamou atenção pelas ruelas, são as roupas estendidas no meio da rua. Achei muito bacana!

Em 2007, a cidade velha de Corfu foi inscrita pela UNESCO na Lista do Patrimônio Mundial da humanidade.

O que ver na ilha de Corfu – Kanoni

PENÍNSULA DE KANONI – É o lugar mais pitoresco ilha, o emblema de Corfu. Kanoni está localizado 2 quilômetros ao sul da atual capital, que é a cidade de Corfu. É o lugar onde estava a cidade antiga e os Banhos Romanos. De Kanoni você tem uma vista de Pontikonisi (que significa Ilha do Rato), uma pequena ilha na frente da pista do aeroporto, com uma pequena igreja bizantina do século 15, que você pode alcançar através de passeios de barco organizado. Também pode visitar o convento de Vlacherna, um mosteiro dedicado a Virgem Maria. Mais sobre Kanoni neste LINK.

O que ver na ilha de Corfu – Palácio Achilleion

PALÁCIO DE ACHÍLLEION – Foi construído entre 1890 e 1891 para a imperatriz da Àustria, Elizabeth ou “Sissi” como era chamada. Seu nome se deve ao herói grego Aquiles, preferido da imperatriz. Os jardins do palácio estão dispostos em terraços verdes que vão despencando por 150m até o mar, onde se tem uma vista espetacular. O jardim também está repleto de estátuas, principalmente de Aquiles. Em 1898 a imperatriz foi assassinada por um anarquista italiano e o palácio ficou fechado por uma década até que foi comprado pelo rei Guilherme II em 1907. O palácio possui uma série de artefatos interessantes como a estranha cadeira em forma de sela para cavalos, em que o rei Guilherme II se sentava para escrever á escrivaninha. Dentro do palácio há alguns retratos de Aquiles e também estátuas de bronze e pedra imponentes em seu jardim. Mais sobre o Palácio neste LINK.

O Palácio de Aquiles, está localizado 10km ao sul de Corfu e ficou famoso como cenário do cassino de James Bond no filme 007 Somente para Seus Olhos.

O que ver em Corfu -Paleokastritsa

PALEOKASTRITSA – Paleokastritsa signfica “ castelo antigo” (palio = antigo, velho / kastro = castelo). Acredita-se que um castelo esteve uma vez na área onde hoje é o mosteiro dedicado á Panagia (Virgem Maria). É o vilarejo mais pitoresco e famoso da ilha, localizado a 25 km a noroeste da cidade de Corfu. É um destino cosmopolita que se estende ao longo de uma estrada costeira em torno de baías deslumbrantes e um porto pitoresco.
Paleokastritsa tem beleza de tirar o fôlego, com suas praias de águas cristalinas, grutas e praias acessíveis somente de barco. É um pedaço de paraíso
Estão disponíveis esportes aquáticos, aulas de mergulho, passeios de barcos diários para grutas e praias isoladas, passeio com o Yellow Submarine (submarino amarelo, barco com fundo de vidro), entre outras opções. Mais sobre Paleokastritsa neste LINK.

Mosteiro da Virgem Maria

No final da estrada,no alto de um penhasco com vista deslumbrante para o mar e para a baía de Paleokastritsa, se encontra o Mosteiro da Virgem Maria, lar de 8 monges ortodoxos gregos. O mosteiro abriga uma coleção interessante de ícones bizantinos, livros e outros objetos, que remota ao início de 1200. Há belos jardins, uma igreja e uma livraria / loja de presentes. Como não poderia deixar de ser, os visitantes vão se deparar com muitos gatos que vivem tranquilamente pelo lugar.

Castelo Angelokastro

CASTELO DE ANGELOKASTRO – (Angelo= Anjo, ou o nome Angelo, Kastro = castelo) traduzindo Castelo do Anjo (s) ou Castelo de Angelo. É um dos mais importantes castelos bizantinos na Grécia e acredita-se que data do século 13. Ele está localizado na parte noroeste de Corfu, no topo de uma rocha subindo 305 m acima do mar. Angelokastro teve grande importância histórica, pois devido sua posição estratégica conseguiu repelir 3 grandes tentativas de invasão dos Otomanos em Corfu, nos anos de 1537, 1571 e 1716. Para chegar em Angelokastro, você tem que passar pelo centro do vilarejo de Krini. A estrada é estreita e algumas curvas muito fechadas, mas há placas suficientes para levá-lo ao castelo, uma vez que você encontrou Krini. Mais sobre Angelokastro neste LINK.

O que ver na ilha de Corfu – Kassiopi

KASSIOPI – É um lindo vilarejo de pescadores, localizado na costa nordeste de Corfu. Um destino encantador, de praias belíssimas, de pedras branquinhas e águas cristalinas. Esse vilarejo é muito charmoso, com várias opções de hospedagem desde stúdios que são pequenos apartamentos equipados com cozinha, até hotéis e casas luxuosas, alem de bares, restaurantes, cafeterias e tavernas com vista mar.

O que ver na ilha de Corfu – Praia de Kassiopi

Existem 2 praias escondidas, que são acessadas por uma estreita estradinha, de mão única, passando pelo porto de Kassiopi. Se chamam Bataria e Kanoni, e são paradisíacas, de pedras brancas e águas em vários tons de azuis, um deleite para os olhos!

Castelo de Kassiopi

O Castelo de Kassiopi é considerado um dos mais imponentes vestígios arquitetônicos nas ilhas Jônicas, juntamente com Angelokastro, Castelo de Gardiki, as duas fortalezas venezianas da cidade de Corfu, a Cidade Velha de Corfu e o Forte Novo. As origens exatas do castelo não são claras, com várias teorias que estão sendo avançadas, mas parecem ser bizantinas. Durante as escavações nas duas torres adjacentes ao portão principal, bem como uma terceira torre para o lado norte do portão principal, foram descobertas moedas de bronze dos reinados dos imperadores bizantinos Maurice (582-602 dC) e Basil II (976-1025) . Isto conduz à conclusão que um castelo bizantino pode ter sido construído na área por volta do século VI.

Praia Nissaki

PRAIAS DA COSTA LESTE – Todas de pedrinhas brancas e de águas cristalinas: Barbati, Nissaki, Kalami, Agni, Kerasia e Kouloura.

Por do sol em Corfu

ONDE VER O POR DO SOL NA ILHA DE CORFU – Peroulades é um vilarejo pequeno e antigo, localizado á noroeste da ilha de Corfu.  Está há cerca de 38km e em torno de 50 minutos da cidade de Corfu. Aqui nesse vilarejo estão 2 dos cartões postais de Corfu. A famosa praia de Logas ou Sunset Beach e o Cape Drastis.

Por do Sol em Logas

A Praia de Logas é formada por falésias de argila, a praia em si é estreita mas a vista é incrível, o seu acesso se dá através de uma descida íngreme.  No alto dessas falésias se encontra o 7th Heaven Cafe e o Restaurante Panorama, um lugar único e famoso pela vista mais linda do pôr do sol na  ilha. Esse empreendimento existe há 24 anos, ocupa uma área de 4000 m2, de construção harmoniosa com a natureza, com muito espaço e jardins. Aqui o turista vai poder apreciar a vista da praia e do pôr do sol do alto de uma plataforma de vidro, especialmente planejada para dar ao cliente a oportunidade de fotografar algumas das paisagens mais fascinantes de suas férias.

Restaurante Panorama

O 7th Heaven e o Restaurante Panorama é um destino muito procurado pelos turistas, pois está recomendado em inúmeros guias de turismo da Europa. Aqui o cliente vai encontrar um ambiente agradável, serviços de qualidade,  poderá degustar dos famosos cocktails e também encontrarão um clima de brasilidade seja na música ou no sabor de uma boa caipirinha! Clique neste LINK e conheça o Restaurante Panorama. 

“A vista deslumbrante e panorâmica sobre os penhascos define uma paisagem de beleza natural única, tão agradável e impressionante que é difícil de descrever, a menos que você veja. Um lugar impressionante para ser descoberto, um pôr do sol único para ser lembrado.”
Spiros Avlonitis ( marido de Michelle Lot) 

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

18 respostas

    1. Ola Paula
      Procure se hospedar sempre na capital das ilhas que vc visita, pq assim voce pode ir para vários lugares da ilha por onibus local, caso nao tenha interesse em alugar algum carro.

  1. Olá Virna, agradeço por compartilhar informações sobre a Grécia em específico sobre Corfu. Sua dicas orientaram meu roteiro pela ilha e a minha escolha em hospedar-me na vila de Kassiopi no próximo verão. Obrigado!

  2. Olá tudo bem ! Pretendo ficar só uma tarde na ilha porque estarei indo pra Atenas ! Vc pode me indicar uma praia ou lugar para conhecer próximo ao aeroporto !

  3. Vou fazer um cruzeiro ,pela Grécia vou passar 5 horas na ilha de CORFU o que devo conhecer ? Como é o clima no periodo de maio passo em CORFU em 22 de maio.

  4. gostaria de ir no proximo verão para estas ilhas fora do contexto Mykonos Creta e Santorini onde ja fiquei por 20 dias em outra ocasião Pergunto
    quais ilhas vc recomendaria
    gosto de praia Tem estrutura?
    Tem transporte entre as ilhas ?
    Preciso de carro?
    Tem restaurantes para a noite?

    desculpe o abuso mas são poucas as informações sobre estas ilhas OBRIGADA

  5. Estarei indo p a Grecia em setembro p um cruzeiro. Chegamos em Corfu as 12hs saímos as 19hs. Eu vi q tem um caminho vonito até essa praia de Drastis onde pode pegar um barquinhi para o canal do amor daria p fazer isso com esse tempo q o navio fica la? O q vc indicaria?

  6. Olá Virna, parabéns pelo blog, excelente! Já conheço bem a Cefalônia e, ano que vem, queremos voltar lá e conhecer também Corfu. Vi na internet ferry de Corfu para Cefalônia, mas não vice versa. Como devemos ir direto de Londres para Corfu e voltar também de lá, pretendia voltar para Corfu de ferry. Será que não existe? Obrigado!

  7. Olá Virna ! Eu estou indo para Corfu e gostaria de saber ou se me indicaria um bom Resort porque eu vi 2 pelo Booking mas a minha esposa quer ficar perto do canal do amor e fazer fotos pre nupcial por ali .. o que me recomendaria ? Além de também saber se seria bom locar um carro ?
    Obrigado
    Newton

  8. Ola! Obrigada pelas dicas! Muito legal seu blog!
    Vou agora em Outubro com meu namorado, qual melhor região para ficar? Roteiro de 7 dias. Quanto custa um táxi,Aeroporto até Resort St Antonio por exemplo?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *