Ilhas JônicasPaxos e Antipaxos

Paxos e Antipaxos

No verão passado conheci duas jóias pertencentes as ilhas Jônicas: Paxos e a pequena ilha Antipaxos.Nunca vi uma cor de água tão azul desde que cheguei na Grécia! Para chegar nessas duas ilhas, basta pegar um navio na ilha de Corfu ou em Igoumenitsa.

Virna Lize em Paxos e Antipaxos

Virna Lize em Paxos e Antipaxos

Paxos é uma pequena ilha situada no Mar Jônico, a uma curta distância da ilha de Corfu. Ao longo dos anos, a ilha melhorou a sua infra-estrutura de transporte e sistema educacional e agora tem quase 2.500 habitantes.

Paxos e Antipaxos

A ilha de Paxos contém praias, grutas de águas profundas, montanhas e aldeias tradicionais. Seu tamanho é de 10 km de comprimento e 4 km de largura e possui 21 praias. A ilha tem três pequenas aldeias: Lakka, Loggos e Gaios.

Paxos

A ilha é toda coberta de olivais, com antigas oliveiras retorcidas, algumas delas com centenas de anos de idade, que abrigam inúmeras espécies de flores silvestres e pequenos vinhedos. Esta paisagem serena e intocada é o que faz  dessa ilha algo mágico e inesquecível!

Paxos

Gaios é a capital da ilha, que uma pequena e charmosa aldeia de Paxos. localizada na parte sul da costa, onde chegam as balsas de Corfu e Igoumenitsa. A pequena capital tem casinhas coloridas, ruelas , porto e muitas flores!

Paxos

Gaios é uma vila bem pitoresca, com várias cafetérias, tavernas e uma praça charmosa. Nela você vai encontrar o interessante museu da cultura, que mostra as pinturas, cerâmicas, fósseis e objetos tradicionais.

Paxos

Uma das coisas que mais curto nas ilhas são os artesanatos, cada um com seu estilo e característica própria de cada ilha.

Paxos

Os gregos  adoram tomar café e talvez seja por isso que a maioria das cafetéria da Grécia são lindas e charmosas! Essa foi a mais linda que vi na ilha de Paxos, localizada na aldeia de Gaios.

Paxos

Há muitas praias para você descobrir e explorar. A minha preferida foi em Gaios, Mongonissi, um cantinho tranquilo, com areias douradas,  de águas mornas e de um azul espetacular!

Paxos

Lakka é a segundo maior aldeia e está no norte da ilha. Ela tem uma impressionante baía em forma de sapato e tem um pequeno porto.A baía é calma e tranquila, excelente para a natação, o lugar preferido das criançadas. Perto de Lakka há algumas cavernas incríveis, vale a pena dar uma olhada.

Paxos

Loggos é uma pequena aldeia pitoresca e um excelente porto de pesca. A praia Levrecchio é a favorita para snorkeling e está perto de Loggos.

Paxos

As praias de Kipos e Marmari estão perto de Loggos , no entanto, são acessíveis apenas por barco ou a pé. Mais ao sul de Loggos está  a praia de Pounda, e um pouco depois dela tem a  praia Kipiadi que é um dos  lugares favoritos para a ancoragem de iates.

Paxos

Nas margens de Paxos está a  caverna Papanikolis. Há histórias que na época da Segunda Guerra mundial  ajudou a esconder um submarino grego.Vale muito a pena dá  uma olhada e é facilmente acessível por barco.

Antipaxos

Depois de conhecer  Paxos o destino foi a pequena ilha Antipaxos, tão pequena no tamanho e grande na sua beleza!! A ilha possui duas belas praias: Vikra e Voutomi, que estão ligada com Paxos por um serviço de táxi barco, que sai do porto de Gaios até as duas praias. A ilha tem duas aldeias: Vigla e Agrapidia.

Antipaxos

Antipaxos é uma pequena ilha, a menor das ilhas jônicas, tem apenas dois quilômetros quadrados, com uma população que varia entre 30 e 100 habitantes. No início do século 19, a ilha era habitada por Souliotes, que lutou contra o Império Otomano, até que foram derrotados em 1803. Hoje poucas pessoas vivem lá o ano todo, mas no verão muitos moradores de Paxos vão a procura de  paz e tranquilidade.

paxi

Mapa de Paxos e Antipaxos

Na Mitologia, Paxos e suas ilhas vizinhas, foram criadas quando Poseidon, o deus grego, deu um golpe de seu poderoso Trident no extremo sul de Corfu e resultou na formação da ilha. Ele criou Paxos como um refúgio de descanso e um ninho de amor secreto para ele e sua amante Lady Anfitrite. Está explicado o porque de tão linda!

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Momentos inesquecíveis na Grécia

Próximo post

Mini cruzeiro na Grécia

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


3 Comentários

  1. 29 de abril de 2015 as 17:27 — Responder

    Fico completamente boba com seus posts Virna!
    Que ilhas maravilhosas, um sonho…
    Beijos!

  2. Ketrin
    7 de setembro de 2017 as 20:01 — Responder

    Oiii,
    Adorei a matéria!
    É possível ir para Paxos partindo de Kefalonia??? É ferry? Quando tempo de deslocamento???

    Grata,
    Ketrin

    • Virna Lize
      17 de setembro de 2017 as 11:31 — Responder

      Ola Ketrin
      Nao sei te dizer se navio que faz esta ligação. Melhor perguntar na ilha.
      Att – Virna Lize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *