Brasileiros na GréciaDicas na GréciaIlhas CícladesKoufonissia

O que ver na ilha de Koufonissia – Por Marcelo Antonio

O que ver na ilha de Koufonissia – Por Marcelo Antonio – É um post escrito pelo carioca e flamenguista Marcelo Antonio, apaixonado por Koufonissia,  aqui ele divide sua paixão pela bela e pacata ilha de pescadores.

Marcelo Antonio em Koufonissia

Depois de Milos é a minha ilha preferida em toda a Grécia, você vai ter a sensação que está na ilha da fantasia com o tatu te recebendo rsrsrs…
Sério, o charme dela reside no fato de ser uma ilha bem pequena, da para ir andando para todos os pontos de interesse, e principalmente pela paz e pela beleza estonteante de suas praias e “vizus”, principalmente na cor da água, que é única, a mais clara que vi em todas as minhas andanças pelas ilhas, talvez somente comparável com o Kleftiko, Navagio e Voutumi.

O que ver na Ilha de Koufonissia

Ela ainda tem um charme de vila de pescadores, difícil de encontrar nas ilhas mais turísticas, cidade pequena e bonitinha, povo gentilíssimo e simpático, tudo perto, na minha opinião esta ilha é um sonho indescritível.

O que ver na ilha de Koufonissia

Vamos ao que interessa, a boa da ilha é a sua sequência estonteantes de praias, numa linha de aproximadamente uns 3,5 Km, sendo que elas começam a ficar mais lindas do meio para o final, na minha opinião a beleza se inicia com a bela praia de Platia Pounda, que é a mais frequentada da ilha tem sempre uma galera e não se assuste!!! rsrsrs… muita gente peladona, novo, idoso, famílias, casais namorando, as vezes até se empolgando bastante rsrsrs….é muito comum nas praias de lá, principalmente nas dezenas de enseadas que se formam.

O que ver na ilha de Koufonissia

A graça de Koufonissia é que você não precisa estar necessariamente nas praias principais para curtir o mar, sua costa tem inúmeras reentrâncias que formam dezenas e dezenas de praias particulares, uma mais linda que a outra.

Praia De Pori -pequena ilhota situada próxima a  Koufonissia

Na minha opinião a mais bonita e legal é Pori, um sonho, uma pintura de tão bela, o problema é se estiver bufando o vento norte violento do Meltemi, neste caso se refugie, vá para Platia Pounda ou se esconda nas pequenas enseadas, lindas!!!!!

Caminhando pela Ilha Koufonissia

Tem duas formas de cobrir estes quase 4 km de costa maravilhosa, andando que considero a mais bonita e apropriada, com direito a passar na área das piscinas naturais, lindas e muito gostosas de ficar, tendo que ter atenção aos poucos mais inconvenientes ouriços no local, ou fazer o trajeto pegando o barco ao lado do ancoradouro principal do porto, uma viagem muito agradável e linda também.

Praia de Nero -Ilha de Koufonissia

Não deixe de fazer o passeio de barco para a praia de Nero na ilha vizinha a pequena e bela Kato-koufonissi, se informe dos horários e pegue o primeiro barco e volte no imediatamente seguinte, 1 hora em geral já basta por lá, podendo emendar a volta para o trecho até Pori, passeio lindíssimo.

Praia Gala em Koufonissia

Uma curiosidade, ao lado do ancoradouro que deixa os banhistas na enseada de Pori, ao subir nas pequenas elevações que ladeiam tal ancoradouro, estão as mais belos “vizus” da ilha e a estranha e curiosa praia de Gala(leite em grego) que vem a ser uma micro praia formada dentro de uma gruta com um furo onde o mar entra, quando fui em agosto ficava cheia de pessoas fugindo do sol escaldante, vale dar um confere.

Minúsculo roteirinho para quem quiser conhecer e se apaixonar por essa ilha.

O que ver na ilha de Koufonissia

Dia de chegada: vocês chegam umas 10 horas, aconselho jogar as malas no quarto e fazer o mais rápido possível a linda e maravilhosa caminhada dos 3,5Km, para conhecer todas as praias e belezas e depois parem na que mais gostaram, não caiam na armadilha da piscina do hotel, vocês estarão em um dos mais belos locais de praia do planeta Terra!!!!

O que ver em Koufonissia

Seundo  dia inteiro : aconselho a se informarem do horário do primeiro barco para a praia de Nero em Kato-Koufonissi, fique até o próximo horário e depois emendem no passeio de barco pela orla de Koufonissi até Pori e curtam a praia onde preferirem, sempre será determinante para definir o passeio, a direção e a intensidade do vento.

O que ver na ilha de Koufonissia

Terceiro dia, o  da partida: Vocês somente vão embora as 14:50, negociem na chegada um late check-out, acordem bem cedo e curtam a praia que mais gostaram, Platia Pounda, Pori, enseadas, área das piscinas, todas esplendorosas, ou visitem a pequena vila da ilha, passeando pelas ruelas e visitando as lojinhas de artesanatos. A forma mais rápida e fácil de visitar Koufonissia é quando se estiver indo de Mikonos para Santorini ou vice versa, ela fica bem no meio delas, muitíssimo fácil de ir.

O que ver na ilha Koufonissia

Tenho um sonho naquela ilha que é visitar a deslumbrante ilha de Donoussa, que fica bem perto, mas quando fui em 2009 não haviam linhas regulares, sempre a boa é ficar alguns dias numa ilha nova, mas isso já é assunto para uma nova e maravilhosa viagem que estará a caminho, acho é tudo!

O que ver na ilha Koufonissia

Agora a árdua tarefa de curtir Koufonissia​ é com vocês, somente peço humildemente uma gentileza incomensurável, muitas fotos daquele paraíso que amo e quenão vejo a tanto tempo, valeu!!!!
Texto e fotos de Marcelo Antonio

Até a próxima!

Post anterior

O que ver na ilha de Corfu

Próximo post

Páscoa na Grécia - Uma semana de tradições e fé

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


2 Comentários

  1. 8 de abril de 2017 as 13:23 — Responder

    Uma pena que Koufonissia não está em nosso roteiro em nossa primeira viagem à Grécia, mas como tenho certeza que amaremos o país, entrará no próximo, se Deus quiser 🙂

    • Virna Lize
      8 de abril de 2017 as 19:19 — Responder

      Ola Cynara
      Viu que linda ilha!! Desejo uma boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *